Os primeiros gritos antes do amanhecer
...Mas então a monotonia das ruas foi quebrada pelos gritos roucos, incansáveis e implacáveis dos vendedores ambulantes, que agora quase desapareceram. Cada um deles exercitava seus dados vocais em um determinado horário do dia.
Os primeiros a acordar eram os vendedores de salep, que trabalhavam apenas durante o inverno. Mesmo na escuridão da madrugada, suas vozes roucas anunciavam uma bebida que já havia desaparecido do mercado: "Saalep, saalep! Sri gosha, alivia a tosse." Essa bebida era preparada com as raízes de uma planta de mesmo nome, muito comum em nossos campos, com belas flores roxas dispostas em cachos. O vendedor carregava xícaras de café turco em um suporte de lata na cintura. Em uma das mãos, ele levava o salep em uma grande panela de cobre com um queimador acoplado ao fundo, e na outra, uma panela de lata com água para lavar as xícaras. Uma xícara dessa bebida doce, quente e gelatinosa custava 5 centavos, e meia xícara, 2 1/2 stotinki. A bebida era polvilhada com gengibre em pó, uma raiz picante. Vendedores ambulantes no início da Tsarigradsko Shosse, depois da Ponte da Águia.
Vendedores ambulantes no início da Tsarigradsko Shosse, depois da Ponte da Águia.
Como trabalhavam os vendedores de halva e boza
Depois dos salepčii vieram os simitčii e os leiteiros, e depois deles os halvajii, bozajii e os confeiteiros. Por um tempo, os halvajii também venderam boza, mas depois essa coexistência foi interrompida por ser considerada onerosa. Os versos seguintes tentarão mostrar que realmente era onerosa. Cada um desses vendedores ambulantes tinha um estoque móvel, composto por uma bandeja redonda de madeira com diâmetro de 80 cm a 1 metro; um suporte de madeira de três pernas, terminando na extremidade superior com um pequeno aro; um balde de madeira para boza, com aros ao redor; uma caneca de lata pequena e uma maior para boza, às quais eram soldados longos tubos, pelos quais o líquido era geralmente bebido; um recipiente de lata para água e um pão embrulhado em trapos, que era colocado na cabeça e servia de suporte para a bandeja de madeira com halva. O vendedor carregava, habilmente presa à cabeça, a bandeja com as três variedades de halva: tahine, branca com nozes e colorida com farinha. Numa mão ele segurava o suporte e na outra o balde adornado com o recipiente de lata para água e os copos para boza.
Vendedora de boza nos arredores de Sofia, por volta de 1916-17.
Carregando todo esse equipamento, o vendedor de halva, com o corpo tenso, o pescoço curvado pelo peso e a testa enrugada de tristeza, vagava pelas ruas desde o amanhecer até tarde da noite, com a voz rouca e melancólica ressoando em sua voz.
Um detalhe que ajuda a reconstruir a cidade
Simit, doces de rua e utensílios improvisados
Aqui e ali, com os olhos brilhando de alegria, uma criança passará, com lágrimas ainda frescas nas bochechas, implorando por seus cinco centavos (2 1/2 centavos) ou cinco centavos (5 centavos) que segura na mão para comprar halva ou boza! Para uma das duas! E nunca para ambas!
Essa jornada da colher de uma xícara para a outra, passando pela boca dos clientes, não incomodava, é claro, as autoridades sanitárias. Elas não se incomodavam com a lavagem superficial das xícaras de boza, nem se preocupavam com as facas de halva que os pobres vendedores frequentemente lambiam.
Esses fenômenos característicos animavam a rua Sofia, que de outra forma seria apática e melancólica. Vendedores de iogurte servido em tigelas caminhavam penosamente com carrinhos nos ombros. Padeiros também a cruzavam com pás nas mãos e cestos nas costas. Carrinhos com frutas e verduras circulavam pela rua. Intermediários de feiras livres acenavam com os itens usados que haviam comprado. Era ali que vendedores ambulantes ofereciam seus artigos de armarinho, quinquilharias e produtos industrializados fora de moda e com defeito. O aroma de caçarolas macedônias recém-assadas pairava no ar. Vendedor de iogurte, por volta de 1916-17.
Knyaginya Maria Luiza e os cheiros da cozinha ambulante
Esses fenômenos característicos animavam a rua Sofia, que de outra forma seria apática e melancólica. Vendedores de iogurte servido em tigelas caminhavam penosamente com carrinhos nos ombros. Padeiros também a cruzavam com pás nas mãos e cestos nas costas. Carrinhos com frutas e verduras circulavam pela rua. Intermediários de feiras livres acenavam com os itens usados que haviam comprado. Era ali que vendedores ambulantes ofereciam seus artigos de armarinho, quinquilharias e produtos industrializados fora de moda e com defeito. O aroma de caçarolas macedônias recém-assadas pairava no ar.
Ao longo do Boulevard Knyaginya Maria Luiza, caldeirões de lata bastante volumosos fervilhavam em meio a molhos quentes, chouriços de sangue, lombos de porco recheados e outras vísceras que haviam conquistado fama gastronômica, oferecidas aos transeuntes por 5 e 10 centavos. O cheiro dessa cozinha ambulante se misturava com a fragrância das grelhas dos jardins vizinhos, onde os famosos kebabs de Sofia crepitavam em agonia.
A rua principal da capital respirava, e um aroma peculiar emanava de seu hálito.