O caminho até o centro depois do ataque

Mais uma data terrível para recordar. Mais um bombardeio na capital esta noite. Os fogos de artifício ameaçadores, depois de terem passado, não me impediram de adormecer. "Um milagre em três dias."

Esta manhã, minha esposa e eu estamos indo para Sofia para ver se alguns dos nossos lugares favoritos ainda são reconhecíveis. O bonde só vai até a Oficina de Engenharia. Descemos lá e seguimos rapidamente em direção à cidade...

Foi assim que chegamos ao hospital da Cruz Vermelha. Nos obrigaram a dar a volta por lá porque havia uma bomba não detonada nas proximidades. No momento em que viramos para a Rua Yakim Krachovsky, o alarme soou. Para onde ir agora? Estávamos no bairro mais desprotegido. Corremos para o túnel escavado sob o parquinho do Slavia. Já estava lotado, e as pessoas chegavam constantemente sem saber para onde ir. Voltamos e decidimos ficar em uma pequena trincheira isolada em um pátio. Nesse meio tempo, a vanguarda de aviões inimigos apareceu a oeste e desenhava alguns hieróglifos aéreos nas alturas acima de Lyulin. O céu estava de um azul imaculado, mas um vento forte soprava e curvava os álamos próximos. Os bandos de pássaros sinistros já se aproximavam. Podíamos ouvir seu rugido invencível cada vez mais alto. Nos escondemos na trincheira. Alguns centímetros de terra acima de nós, um ícone de madeira no fundo e nada mais. Ouvíamos risadas se aproximando e se afastando. Ouvimos tudo com o corpo inteiro. Ficamos em alerta máximo. As bombas assobiam e nos fazem curvar de medo. A terra da trincheira se esfarela um pouco a cada bomba que cai por perto. Finalmente, as explosões cessaram. Sinto minhas mandíbulas doendo de tanto cerrar os dentes. Saímos para um local aberto. O céu continua claro, os álamos se curvam ao vento. Os pardais que voavam pelo ar estão voando novamente. Mas a paisagem de Sofia mudou radicalmente. E quantas vidas humanas foram perdidas aqui nesses minutos? Grandes nuvens de fumaça se elevam sobre o centro da cidade. Estamos indo naquela direção. A cerca de dez metros do nosso esconderijo — impactos de bombas.

O alarme perto do hospital da Cruz Vermelha

Foi assim que chegamos ao hospital da Cruz Vermelha. Nos obrigaram a dar a volta por lá porque havia uma bomba não detonada nas proximidades. No momento em que viramos para a Rua Yakim Krachovsky, o alarme soou. Para onde ir agora? Estávamos no bairro mais desprotegido. Corremos para o túnel escavado sob o parquinho do Slavia. Já estava lotado, e as pessoas chegavam constantemente sem saber para onde ir. Voltamos e decidimos ficar em uma pequena trincheira isolada em um pátio. Nesse meio tempo, a vanguarda de aviões inimigos apareceu a oeste e desenhava alguns hieróglifos aéreos nas alturas acima de Lyulin. O céu estava de um azul imaculado, mas um vento forte soprava e curvava os álamos próximos. Os bandos de pássaros sinistros já se aproximavam. Podíamos ouvir seu rugido invencível cada vez mais alto. Nos escondemos na trincheira. Alguns centímetros de terra acima de nós, um ícone de madeira no fundo e nada mais. Ouvíamos risadas se aproximando e se afastando. Ouvimos tudo com o corpo inteiro. Ficamos em alerta máximo. As bombas assobiam e nos fazem curvar de medo. A terra da trincheira se esfarela um pouco a cada bomba que cai por perto.

Finalmente, as explosões cessaram. Sinto minhas mandíbulas doendo de tanto cerrar os dentes. Saímos para um local aberto. O céu continua claro, os álamos se curvam ao vento. Os pardais que voavam pelo ar estão voando novamente. Mas a paisagem de Sofia mudou radicalmente. E quantas vidas humanas foram perdidas aqui nesses minutos? Grandes nuvens de fumaça se elevam sobre o centro da cidade. Estamos indo naquela direção. A cerca de dez metros do nosso esconderijo — impactos de bombas.

Minha hora ainda não chegou. Senhor, obrigado pelos dias que me deste. Sinto que estou me tornando cada vez mais fatalista! Diante da impotência com que encaro tudo ao meu redor, sinto que estou entregando minha vida nas mãos do destino. A partir do Monumento Russo, o horror é completo. O amplo bulevar está coberto de pedras de calçamento espalhadas, torrões de terra, árvores quebradas, trilhos arrancados, fios caídos, tijolos e pedaços de concreto. Abaixo, uma onda de pessoas corre para fora da cidade. Algumas estão ensanguentadas e cobertas de poeira. Caminham em direção aos hospitais próximos. Na rua, corações e sangue humano. E quanto mais nos aprofundamos na cidade, mais o espetáculo de Nero se torna grandioso. Incêndios à esquerda e à direita. Chegamos a Sveta Nedelya. De repente, as pessoas fogem. Novos bandos de aviões. Olhamos para cima e, bem acima de nós, uma dúzia desses insetos prateados e mortais voam a uma altitude altíssima. Corremos para um prédio alto na Rua Clementina, cujos andares superiores estão em chamas. Mal nos abrigamos atrás de uma fresta e — grrrrr — uma bomba explode no meio da rua. Mais uma vez, a vida sorri para nós em meio às ruínas. Estamos bem ao lado do poço do elevador. Cabeças caem do telhado do prédio. Cheira a alcatrão. Temos que fugir daqui. Encontramos outra entrada. Mas são escadas que levam para cima. Uma dúzia de pessoas está amontoada lá. Não, aqui também não é bom. Enquanto isso, explosões de bombas ecoam constantemente. Não há uma entrada para o porão nesta casa sem saída? Vago freneticamente na escuridão. Finalmente encontro algo. Arrasto minha esposa atrás de mim. Ela protesta, porque é ali que as cabeças do elevador caem e a fumaça entra. Entramos mesmo assim. Está tudo escuro. Para onde foi a outra mulher que estava conosco? Um fósforo resolveria o problema. Terei que levar fósforos comigo da próxima vez. Mas tenho um torrão de açúcar. Dou para minha esposa, que parece estar tremendo. Lá fora, as explosões estão crepitando. Talvez meia hora se passe assim.

Um detalhe que ajuda a reconstruir a cidade

Uma cidade transformada em poucos minutos

Minha hora ainda não chegou. Senhor, obrigado pelos dias que me deste. Sinto que estou me tornando cada vez mais fatalista! Diante da impotência com que encaro tudo ao meu redor, sinto que estou entregando minha vida nas mãos do destino.

A partir do Monumento Russo, o horror é completo. O amplo bulevar está coberto de pedras de calçamento espalhadas, torrões de terra, árvores quebradas, trilhos arrancados, fios caídos, tijolos e pedaços de concreto. Abaixo, uma onda de pessoas corre para fora da cidade. Algumas estão ensanguentadas e cobertas de poeira. Caminham em direção aos hospitais próximos. Na rua, corações e sangue humano.

E quanto mais nos aprofundamos na cidade, mais o espetáculo de Nero se torna grandioso. Incêndios à esquerda e à direita. Chegamos a Sveta Nedelya. De repente, as pessoas fogem. Novos bandos de aviões. Olhamos para cima e, bem acima de nós, uma dúzia desses insetos prateados e mortais voam a uma altitude altíssima. Corremos para um prédio alto na Rua Clementina, cujos andares superiores estão em chamas. Mal nos abrigamos atrás de uma fresta e — grrrrr — uma bomba explode no meio da rua. Mais uma vez, a vida sorri para nós em meio às ruínas. Estamos bem ao lado do poço do elevador. Cabeças caem do telhado do prédio. Cheira a alcatrão. Temos que fugir daqui. Encontramos outra entrada. Mas são escadas que levam para cima. Uma dúzia de pessoas está amontoada lá. Não, aqui também não é bom. Enquanto isso, explosões de bombas ecoam constantemente. Não há uma entrada para o porão nesta casa sem saída? Vago freneticamente na escuridão. Finalmente encontro algo. Arrasto minha esposa atrás de mim. Ela protesta, porque é ali que as cabeças do elevador caem e a fumaça entra. Entramos mesmo assim. Está tudo escuro. Para onde foi a outra mulher que estava conosco? Um fósforo resolveria o problema. Terei que levar fósforos comigo da próxima vez. Mas tenho um torrão de açúcar. Dou para minha esposa, que parece estar tremendo. Lá fora, as explosões estão crepitando. Talvez meia hora se passe assim.

Quando saímos para o campo aberto, os incêndios no centro estavam devastando a cidade com uma força sem precedentes. Os grandes bulevares ao redor de Sveta Nedelya são montes de tijolos intransitáveis ​​e rios de fogo. Todas as casas estão queimando. O vento alimenta as chamas. Os antigos prédios de madeira estalam. Incontáveis ​​papéis se contorcem no ar, como se tentassem escapar de uma morte ardente. Fuligem e fumaça voam pelo ar. Não se consegue respirar. Não se consegue nem caminhar ao redor desses incêndios terríveis. O calor que emana é apocalíptico. Mal conseguimos chegar à nossa casa na Rua Exarch Joseph. Ela se destaca como uma ilha em meio à destruição ao redor — nossa velha casa, tão feia e tão adorável. Respiro aliviado. Agora consigo contar os impactos das bombas por ali — há mais de duas dúzias delas em um raio de cerca de cinquenta metros. O caminhão do vizinho, que vem do depósito de carvão, está saindo para Dragichevo daqui a pouco. Então, siga nessa direção... Você pode ver fotos dos bombardeios aqui . Krikor Aslanyan também descreveu os dias terríveis em primeira pessoa . A então revista municipal "Serdika" também relata em detalhes sobre Sofia "sob fogo e ferro" .

Ruas, ruínas e a volta pela Sofia bombardeada

Quando saímos para o campo aberto, os incêndios no centro estavam devastando a cidade com uma força sem precedentes. Os grandes bulevares ao redor de Sveta Nedelya são montes de tijolos intransitáveis ​​e rios de fogo. Todas as casas estão queimando. O vento alimenta as chamas. Os antigos prédios de madeira estalam. Incontáveis ​​papéis se contorcem no ar, como se tentassem escapar de uma morte ardente. Fuligem e fumaça voam pelo ar. Não se consegue respirar. Não se consegue nem caminhar ao redor desses incêndios terríveis. O calor que emana é apocalíptico. Mal conseguimos chegar à nossa casa na Rua Exarch Joseph. Ela se destaca como uma ilha em meio à destruição ao redor — nossa velha casa, tão feia e tão adorável. Respiro aliviado. Agora consigo contar os impactos das bombas por ali — há mais de duas dúzias delas em um raio de cerca de cinquenta metros.

O caminhão do vizinho, que vem do depósito de carvão, está saindo para Dragichevo daqui a pouco. Então, siga nessa direção... Você pode ver fotos dos bombardeios aqui . Krikor Aslanyan também descreveu os dias terríveis em primeira pessoa . A então revista municipal "Serdika" também relata em detalhes sobre Sofia "sob fogo e ferro" .

Você pode ver fotos dos bombardeios aqui . Krikor Aslanyan também descreveu os dias terríveis em primeira pessoa . A então revista municipal "Serdika" também relata em detalhes sobre Sofia "sob fogo e ferro" .